quinta-feira, 23 de abril de 2015

Básico do desenvolvimento embrionário

O que é Embriologia?  
Nada mais que o estudo do embrião, onde trabalha a formação dos órgãos e sistemas de um animal a partir de uma célula. 

"Durante o desenvolvimento pré-natal podem ocorrer anormalidades, que resultarão em um neonato com problemas congênitos. O segmento da embriologia que estuda este evento é a Teratologia, do grego “teratos” que significa “monstro”, uma analogia ao feto com defeitos de nascimento."
fonte: http://www.infoescola.com/medicina/embriologia/

O desenvolvimento começa a partir da fecundação e tem suas principais mudanças durante o pré-natal. Possui então, suas fases embriológicasSegmentação ou clivagem, Gastrulação e Organogênese. 

Segmentação ou clivagem: as divisões mitóticas são rápidas e dão origem as células chamadas blastômeros. Diante da velocidade com que as células se dividem, o embrião apresenta aumento do número delas, mas não de tamanho.
O primeiro estágio da clivagem é a mórula, um maciço celular originado entre o terceiro e quarto dia após a fecundação. Na segunda e última etapa ocorre a blástula, onde as células delimitam uma cavidade interna chamada blastocele, cheia de um líquido produzido pelas próprias células.Até a fase de blástula as células embrionárias são chamadas de células-tronco, que podem originar todos os diferentes tipos de célula do corpo.
Gastrulação: onde o embrião começa a aumentar de tamanho e surge o intestino primitivo ou arquêntero e ocorre a diferenciação dos folhetos germinativos ou embrionários. Os folhetos darão origem aos diferentes tecidos do corpo e se dividem em ectoderme, endoderme e mesoderme. Ao final da gastrulação, o embrião é chamado de gástrula.
Organogênese: onde ocorre a diferenciação dos tecidos e órgãos. O primeiro estágio dela é a neurulação, quando há formação do tubo neural, que se diferenciará no sistema nervoso central.  Durante a neurulação, o embrião recebe o nome de nêurula.

fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/embriologia-conheca-as-fases-do-desenvolvimento-embrionario.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário