sábado, 13 de junho de 2015

Chocos: um dos animais invertebrados mais inteligente do mundo.


Os chocos (também chamados de sepia), pertencem aos Cefalópodes, juntamente com polvos, lulas e nautilus, sendo considerados um dos animais invertebrados mais inteligentes do mundo.

Estes animais são capazes de se esconder de forma praticamente perfeita dos seus predadores, bem como no sentido inverso, destacarem-se de todo o ambiente que os rodeia para atraírem um parceiro.

O mais curioso é que, apesar de serem peritos na mudança de cores, os chocos vêm o mundo a preto e branco.As pupilas dos chocos têm um formato absolutamente original, em forma de W. Este formato permite-lhes detectar a polarização da luz e adaptar a visão para focar melhor em qualquer ambiente, sendo que os chocos possuem mesmo uma das visões mais avançadas de todo o reino animal – apesar de não perceberem as cores;


Os chocos tanto se conseguem esconder como sobressair. Essa mudança de cor serve para os machos fazerem uma marcação de território perante outros machos (algo como “eu estou aqui, não te aproximes”), ao mesmo tempo que serve de exibicionismo para as fêmeas.

Conquistando a fêmea
Os peritos na arte da ilusão não têm apenas no exibicionismo a sua técnica para conquistar uma fêmea.Os chocos machos guardam as suas fêmeas e impedem que outros machos se aproximem. No entanto, os machos têm a capacidade de se disfarçarem de fêmeas. O que acontece é que, pensando que é uma fêmea a aproximar-se, o macho de guarda deixa passar.Uma vez “furada” a barreira de segurança, o choco disfarçado regressa à sua forma original e tem “livre acesso” à fêmea que está(va) a ser guardada. 

Curiosidade:  os chocos também possuem 3 corações. Um para cada guelra e outro para o corpo inteiro. Uma das razões da necessidade de três corações é o facto do sangue ter de circular muito mais rapidamente, pois a hemocianina não tem a mesma capacidade de transporte do oxigénio que a hemoglobina dos vertebrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário